Momento remember.....vale a pena ver de novo no Fogão de Lenha!!!
Bas noite cumpadis e cumadis, ocêis vaum bem? Que a doce e preciosa paz de Jesus Cristo esteja em vossos corações e lares. Amém?
Queridos ando um pouco ausente, devido as encomendas e correrias do Final do Ano, mas não deixo de passar aqui, porque sempre me faz muito bem. No feriado recebi a visita da minha Tia Dorcas lá de Votuporanga que veio ficar uns dias conosco, ela, sua filha e neta. Foram dias maravilhosos e eu não sei bem o nome dessa peça maravilhosa em cobre, mas ela me trouxe de presente e eu fiquei muito feliz, aqui na minha roça eu chamo memu é de Jarra. Se arguém souber o nome, favor me informar, ficarei muito gradecida. E como ocêis já sabem, meu coração bate fora do Brasil, lá pelas terras da Índia, como diz a canção "é ali, é ali que mora o amor", oh coisa boa sô. Intaum hoje, vamos apreciar uma deliciosa receita internacional, que amooooo demais, já faz algum tempo que eu estava com vontade de faze, e no ano passado minha irmã me deu esse livro Cozinha do Mundo "Índia!", e nele encontrei essa receita maravilhosa, prática e rápida, espero que o Chef Raj aprecie também!!!
Chutney (termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), ou chetnim(termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, por vezes também usado nos demais países de língua portuguesa), chatni (transliteração Hindi) ou catni (transliteração arcaica) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.
Ingredientes comuns a em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar mascavo, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.
Muitos dos chutneys ou chetnins vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.
Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pêra ou o tomate. Nestes países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados para efeitos de conserva óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.
Em Goa, é possível encontrar, entre outros, chetnim de camarão seco, chetnim de coentro e chetnim doce de manga[1].
De notar que existe um estilo, ou género, de música originário das ilhas Trinidade e Tobago intitulado chutney.
Num falo procêis que Fogão de Lenha tumém é Curtura!!! Oh trêm baummm...
Chutney de Manga
Ingredientes>
01 Manga Média não muito madura cortada em cubos pequenos
120 ml de Água Filtrada
200 g de Açúcar
80 ml de Vinagre Branco
04 unidades de Pimenta do Reino Branca e 04 Preta "Bolinhas"
Sementes de Mostarda a gosto
Pimenta Calabresa a gosto
4 Cravos da Índia
1 pitadinha de Garan Masala-Tempero Índiano
01 colher (café) de Sal
Gengibre ralada á gosto, porém eu não usei, não gostei do aspecto da gengibre que eu tinha em casa.
Preparo>
Leve ao Fogo médio ´por 10 minutos a Manga picada em Cubos e água filtrada.
Depois acrescente o açúcar, o vinagre e demais ingredientes e deixe secar até ficar em consistência de geleia. Eu não usei a gengibre, gostei mais do sabor. Sobre o vinagre, gostaria de deixar aqui uma observação, quando eu acrescentei o sabor ficou inenarrável, maravilhoso, só maneire na pimenta, você pode fazer um Chutney suave ou forte, depende do seu paladar. Eu prefiro de um sabor mais apimentado.
Como eu fiz hoje essa receita e posso dizer que já esta entre as minhas favoritas, não tive tempo de trazer outros acompanhamentos, então o que eu tinha para o jantar era um Purê de Batatas Inglesas, Almondegas Recheadas ao Molho Sugo e Torradas, e mesmo assim amei a combinação. Você escolhe o acompanhamento, seja carnes suínas, peixes, empanados ou patês, no de Figado de Ganso fica "divinooooooo"!!! Vocês viram esse copo lindo, eu guardo com muito carinho, minha mãe ganhou de presente no seu casamento e hoje, pela primeira vez, para servir vocês eu fiz uso dele. Espero que gostem, façam essa deliciosa receita da Cozinha Internacional, afinal nóis é caipira, mai noís é chik nos úrtimu bem!!!
Como sempre, não deixem de comentar, porque sempre me faz muito bem! Deus bençoe ocêis tudim! Beijos de paz! Oh coisa boa sô!!!
Vocês gostaram dos meus Vovô Cozinheiro Puxa Saco e Vovó Tricoteira Porta Pano de Prato? Encomendas> soni-artes@hotmail.com
*Senhor Deus eu quero continuar recebendo Flores na minha vida!!!
oi cumade passei pra mode te visita e sabe se o se ta mio, teu blog ta divino amiga , pena q nãp posso fazer esse chutnei, tenho alergia a pimenta , mas td bem ,vou ficar na vontade memo.
ResponderExcluirboa noite querida,e fica com deus , bjs.
Mas cumadi que aleluia já estava com muitas sardade de ocê sÔ!que coisa boa! mas vc tá ficando muita grãfina essas culinárias são chique demais!
ResponderExcluirEu tô sobremodo triste por causa da tar da net quem sabe este finar de semana meu fiote arrume pra modo eu postar as minhas artimanhas sô!
Cumadi, aqui na minha região tá um calor e tô parecendo leitoa no rolete derretendo,o negócio tá feio a terra tá dura parecendo pedra e de vez em qdo cai umas garoas, coisa pouca!
Tô orando pra Deus fazer cair chuva boa por aqui!
Bom finar de semana cumadi e vc tá parecendo muié de cidade grande sô! ta ficando sofisticada! heheheh
to indo e deixo um abraço dessa caipira
pra ocê !
Oi, Sonia!
ResponderExcluirVim convidar pro SORTEIO DE NATAL no AndreaGuimBlog.
O prêmio é um kit com várias prendas fofas!!
Bora lá participar!!!!
Beijins,
Andrea