Cumadis e Cumpadis, é baum dimais, sentar-se a beira de um Fogão de Lenha, aquecer os nossos corações com suas prosas e recordações, viajar no tempo e nas emoções, sem dispensar aquele delicioso Cafézin, uma moda de Viola ou Violão, uma Família, amigos e irmãos, com Deus no coração! Oh coisa boa sô!!! Deus Bençoe ocêis tudin!!!

Se achegue prum Cafezin...

Se achegue prum Cafezin...
... e vamu proseá Cumpadi e Cumadi! Oh coisa boa sô!!!

Meus queridos cumpadis e cumadis que me seguem! Oh coisa boa!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Coxinha de Frango com Requeijão Cremoso!!!


Bom dia cumpadis e cumadis, ocêis vãum bem? Nois tumém! Graças a Deus por mais essa semana que se inicia, e com ela a certeza que grandes coisas Deus fará por nós!

*As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 
Lamentações 3:22-24


Vou seguir essa semana, sempre crendo e agradecendo a Deus, por suas misericórdias que se renovam a cada manha!
Na minha última folga, no dia 10/02/2012, foi maravilhosa, como sempre, foi ficar com meu filho em Santana de Parnaíba, minha irmã, esposo e família! Foi uma benção, passei o final de semana cozinhando no Fogão de Lenha da Simone, junto com nosso querido amigo e irmão em Cristo Haziel, onde fizemos muitasssss delicias.
E para encerrar o domingo, meu filho me pediu para fazer "Coxinhas"! 
Lá fomos nós para cozinha, eu preparei a massa, ensinei ele a fazer o recheio e minha irmã Debora modelou as coxinhas. Atendendo a pedidos, e em especial da minha querida amiga e irmã em Cristo Orlindina, segue a receita>

Coxinha de Frango com Requeijão Cremoso

- 01 Peito de Frango com osso "faz diferença no sabor", +- 700gramas
- 03 copos (medida copo de requeijão) de água
- 03 copos (medida copo de requeijão) Farinha de Trigo
- 04 Cubos de caldo de Galinha 
- Farinha de Rosca para empanar
- 01 Clara de Ovo
- Requeijão Cremoso
- Manteiga
- 03 Batatas Médias +- 300 gramas


Modo de Preparo da Massa>

Em uma panela de pressão, coloque o Peito de Frango, Caldo de Galinha, as batatas descascadas, 03 copos de água (medida copo de requeijão), leve ao fogo até cozinhar o Peito e as batatas, aproximadamente 20 minutos.
Após, separe o Peito de Frango para o recheio e  separe as batatas amassando-as ainda quente.

Em uma panela, coloque o Caldo do cozimento do Frango, serão de 03 copos de caldo, se faltar acrescente um pouco mais de água, você vai precisar exatamente de 03 copos de caldo. Acrescente 02 cubos de Caldo de Galinha, 02 colheres (sopa) de Manteiga, 02 colheres (sopa) de óleo. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Quando ferver, coloque a Batata amassada e 03 copos de Farinha de Trigo, mexendo rapidamente para não embolar a massa, vá mechendo por aproximadamente 03 minutos, para que a massa cozinhe, e não fique aquele gosto de farinha. Eu uso sempre uma colher de pau que me ajuda na hora do cozimento.

Despeje a massa na pia ou tabuleiro e ainda quente, sove essa massa, para ficar uniforme.

Dica> Para não se queimar, eu sovo a massa com o auxilio de um Rolo de   abrir    massas.



Recheio>

- Desfie o peito de Frango.

Em uma panela coloque azeite e uma Cebola ralada, eu uso ralada, porque nem todos gostam de cebola. Deixe dourar, acrescente o peito de Frango desfiado, se desejar coloque  Azeitonas Verdes bem picadinha, duas colheres (sopa) de Salsinha "bem" picadinha, orégano, pimenta-do-reino a gosto, se for preciso sal a seu gosto, acrescente 04 colheres (sopa) cheia de Requeijão Cremoso, lembre-se que esse recheio deve ficar cremoso e seco, senão você vai ter dificuldade na hora de modelar as Coxinhas.

 Dica> Depois que eu aprendi a desfiar o Frango na batedeira, hoje tudo ficou mais prático! Veja  aqui, como desfiar seu Frango em apenas 60 segundos.





Como Empanar>

Essa massa é tão maravilhosa que não precisa de passar óleo ou manteiga nas mãos para modelar, você vai amar essa receita. Depois de modeladas, passar em 01 Clara de ovo, levemente batida com 1/2 xícara (chá) de água e sal a gosto. Eu uso somente a clara porque não deixa sua coxinha oleosa depois de frita, mantém sequinha. Já usei o método da água e farinha, mas fica uma Coxinha com uma casca dura, eu particularmente não gostei, e nessas claras, você consegue empanar 130 Coxinhas. Depois de passar pela clara de ovo, passe pela Farinha de Rosca.



- Frite em óleo quente e de preferência de 5 unidades por vez. Não fique virando as coxinhas, deixe dourar e assim você as vire para dourar o outro lado. Eu prefiro usar sempre uma Panela pequena e alta, que mantém o óleo sempre aquecido, assim, frita por igual e não enxarca as Coxinhas.




Esse é o resultado final, e ficam saborosas, eu uso a batata, porque da um diferencial no sabor e na leveza da massa. Espero que vocês façam deliciosas Coxinhas e recebam muitos beijos e elogios. Cumpadi e cumadi, como é baum receber em nossa casa, parentes e amigos, e ainda se puder aservi esse quitute, hummmmmmmmmm, ôh coisa boa sô!!! Espero que gostem e não deixem de comentar, amode que, sempre me fais muito bemmmmmmmmmm!!!

4 comentários:

  1. Minha querida Sonia, gosto demais do seu blog, venho aqui sempre q posta novidades, vou fazer essa coxinha , parece maravilhosa, tenha um excelente final de semana , Deus a abençoe e obg por compartilhar conosco. Bjus no seu coração e que a paz de Deus reine sempre em sua vida!

    Katia Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Aiii.... Soninha
    Coxinhas de galinha no meio da tarde é covardia....
    Vou ficar só no cafezinho. Pelo menos até desintoxicar do carnaval.... rsrsrs

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Muito bom essas coxinhas hein....quero umaaa.....rsrs...
    Adorei seu novo blog e já estou participando!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sonia adoro suas receitas, mas preciso de uma dica, como faço para engrossar o recheio de carne moída?

    ResponderExcluir

Cumpadi e cumadi, eu amo arecebe sua visita, ocê num deixe di comenta uma prosa, nun saia sem tuma um cafézin, e nunca deixe de vorta, amode que, eu fico muito feliz cum sua visita! Deus bençoe ocêis tudin! Oh coisa boa sô!