Cumadis e Cumpadis, é baum dimais, sentar-se a beira de um Fogão de Lenha, aquecer os nossos corações com suas prosas e recordações, viajar no tempo e nas emoções, sem dispensar aquele delicioso Cafézin, uma moda de Viola ou Violão, uma Família, amigos e irmãos, com Deus no coração! Oh coisa boa sô!!! Deus Bençoe ocêis tudin!!!

Se achegue prum Cafezin...

Se achegue prum Cafezin...
... e vamu proseá Cumpadi e Cumadi! Oh coisa boa sô!!!

Meus queridos cumpadis e cumadis que me seguem! Oh coisa boa!!!

domingo, 22 de abril de 2012

Bolo de Chocolate de Preguiçoso no Lanche da tarde de domingo!!!


Bas noite cumpadis e cumadis, ocêis vaum bem? Nois tumém! Aqui em Santana de Parnaíba esta uma noite fria e chuvosa, passamos um dia maravilhoso, como sempre no Fogão de Lenha. Nosso cardápio de hoje não poderia ter sido melhor "FEIJOADA", hummmmmmmmmmmmmmmm!!! É muito bom este momento maravilhoso com nossa família e amigos, e quem quiser se achegar, "SEJA BEM VINDO"!!!
Sei que estamos na última semana de Abril e creio que Deus pode realizar em nossa vida, ainda nessa última semana, os desejos mais profundos do nosso coração, Isaías 43.13: "Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" NINGUÉM!

E para quem é caipira do Interior de São Paulo e do nosso Brasil querido,  sabe que  não tem momento mais precioso do que preparar um delicioso Lanche da Tarde para nossa família e amigos, e esse foi especial, sabe aquele Bolo de Chocolate de preguiçoso? Então é esse que eu sempre faço e meu filho, fica com os olhinhos brilhando e sempre pedindo bis, então segue a receita>


Bolo de Chocolate de Preguiçoso

-01 Massa de Bolo Pronto sabor Chocolate
Prepare a Massa conforme orientação na embalagem, após assado, ainda quente,  fure o bolo com um garfo e regue com:

-1 1/2 copo "requeijão" medida, de Leite, 03 colheres de sopa de Achocolatado Nescau, leve ao fogo até ferver, regue o Bolo.

- Desenforme, e cubra com cobertura de Brigadeiro e Chocolate Granulado.

Prático para um dia de Domingo, não acha?


Depois prepare um delicioso Cafezinho e se prepare para os elogios, afinal é sempre bom receber filhos, família e amigos, mas também, os elogios por tudo que preparamos com tanto carinho! Desejo que sua semana seja de muitas bençãos, que Deus opere maravilhas em sua vida, e que você possa voltar para deixar seu comentário carinhoso que sempre me faz bem! Se aserve sô!!!  Oh coisa boa sô!!! 



* Senhor Deus eu quero receber Flores em minha vida nessa semana!!!






quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bolo de Fubá com Erva Doce - Se achegue e vem merendá, tá na mesa sô!!!



Tarde sô! Ocêis vaum bem cumpadis e cumadis queridos do nosso Fogão de Lenha? Nois vai indo de glória em glória até chegar na vitória preparada por nosso Senhor Jesus Cristo! Eu creio! Amém!
Oia, onti eu arecebi visita, e como ocê sabe, sou filha do interior de São Paulo, mais precisamente Mirrassol, e amo receber visitas. Amanheci inspirada e resolvi prepará esse delicioso Bolo de Fubá com Erva Doce, receita da minha "saudosa"paciente Lourdinha. Esse Bolo é um sucesso, fica leve, perfumado pela erva doce e saboroso. Se você deseja preparar esse delicioso  bolo para sua família,  intão ispie abaixo a receita, anote e màos a obra, só num esqueça de vorta para nos contar como ficou seu bolo e quantos abraços você recebeu!



Bolo de Fubá com Erva Doce da Dona Lourdinha



Em uma panela, ferver 02 copos  "requeijão" de leite, 01 colher  de "sopa" bem cheia de erva-doce e 1/2 xícara de óleo. Despejar em uma vasilha com 02 copos "requeijão" de fubá mimoso, uma pitada de sal e 01 colher "sopa" de manteiga, isso vai fazer o processo de cozinhar o fubá, que vai dar leveza, misture bem e deixe descansar e esfriar.




-Na batedeira, bater 04 claras em neve, acrescentar as 04 gemas, bater bem, colocar 01 1/2 copo "requeijão" de açúcar, 01 colher de "sopa" de farinha de trigo e continuar batendo, ir colocando a mistura do fubá aos poucos e batendo, no final colocar 01 colher de "sopa" de fermento em pó. Assar em assadeira untada com manteiga e farinha trigo em fogo  médio para baixo por aproximadamente 45 minutos.







Pensou que eu ia me esquecer? Imagina!!!
Essa fatia é especialmente para você que acompanha nosso Blog Fogão de Lenha, Cafezin e boa Prosá, e também  minhas Artes! Então, ocê se achegue, a casa é simples, mas o nosso Fogão esta sempre aquecido, com muito carinho, amizade, respeito e testemunho das maravilhas que Deus opera em nosso meio! Num deixe de comentá! Eu amo arecebe sua visita e seu recadinho! Deus abençoe sua vida! Oh coisa boa sô!

Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR DEUS o livra de todas. 

Salmos 34:19

domingo, 1 de abril de 2012

Strogonoff de Carne - Meu último Almoço para querida Lourdinha!!!



Boa noite queridos, ainda não estou acreditando que minha querida Lourdinha, minha paciente faleceu. Hoje fez uma semana, mas ainda é difícil acreditar. Entre tantas alegrias que vivemos juntas nesses 06 anos de trabalho, companheirismo e amizade, queria deixar aqui para todos a paz que sinto em meu coração, a paz que excede todo entendimento, a Paz que Jesus nos enviou, o meu coração esta em paz, porque vivemos cada dia e minuto o nosso melhor, sempre estávamos bem apesar de algumas divergências entre "cuidador x paciente", sempre tinha em meu coração o agradecimento a Deus por cada missão cumprida no dia a dia. No domingo, era folga da empregada, então sempre dizíamos "hoje a casa é nossa", e eu sempre ia para cozinha preparar pratos diferentes que a cozinheira não preparava, e era um almoço alegre, onde minha paciente sentava a mesa e comia com vontade. Oh coisa boa!

No domingo dia 19/02/2012, não foi diferente, eu preparei para minha paciente um STROGONOFF DE CARNE, tinha um clima especial, minha paciente feliz me agradeceu e comeu com vontade, nunca tive liberdade de tirar uma fotografia dela, mas neste domingo eu montei um prato especial, e ela se deixou fotografar, para mim um presente, mas eu ainda não tinha entendido a mensagem. Na terça-feira dia 21/02/2012 exatamente as 12:20 horas, minha paciente caiu sentada e foi internada, de lá para cá, foi travada uma luta em prol da vida para  que ela ficasse bem, mas essa luta foi vencida pela vontade de Deus no dia 26/03/2012 as 7:20 horas da manhã, minha paciente partiu, deixando em mim uma enorme saudade. Então eu entendi porque esse almoço foi especial e até o "porque" da foto, era nossa despedida. Deus estava trabalhando. Vou deixar aqui para vocês um versículo da Bíblia onde Deus falou profundamente ao meu coração, não deixem de meditar e aproveitem também a receita do meu Strogonoff de Carne que fica maravilhoso. Desejo a todos uma linda e abençoada semana.


*porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8-9)

Strogonoff de Carne



Ingredientes>

  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 kg de carne em tiras finas (filé mignon, contra-filé, alcatra)
  • 2 cebolas picadas
  • meia colher (sopa) de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • meia xícara (chá) de conhaque
  • 200 g de champignons em conserva fatiados
  • 3 tomates , sem pele e sem semente, picados
  • 2 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 1 lata de Creme de Leite 
Modo de preparo>



Em uma frigideira grande, derreta três colheres (sopa) da manteiga
, e doure a carne, aos poucos, em fogo alto, para não juntar suco. 



Reserve a carne, coloque na frigideira a manteiga restante e refogue a cebola., Como amo comida Caipira e caseira, eu usei Alho "opcional", conforme o meu gosto. Junte o tomate picado e sem pele.




Junte a carne, tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie.  Eu não tinha conhaque, mas usei Vinho Tinto Seco. Deixe flambar até acabar a chama e junte os champignons. Acrescente o catchup e a mostarda
e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Incorpore delicadamente o Creme de Leite.







 Retire do fogo antes de ferver. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha. Espero que façam deliciosos Strogonoffs e recebam inúmeros elogios por sua Arte Culinária. Não deixem de comentar, porque sempre me faz muito bem. Deus abençoe a todos! Oh coisa boa sô!


* Senhor Deus eu quero receber Flores em minha vida essa semana!!!


Até breve minha querida "Lourdinha", Maria de Lourdes, fica aqui uma enorme saudade e o meu muito obrigada "por tudo"! Para sempre  vou te amar!